© 2011 Rita Sá

At Vila do Conde with 'The Secret Museum of Mankind'

Posted on July 8th 2011 by rita

I'll be at Vila do Conde on July 12th with The Secret Museum of Mankind. We're going to perform together with 'Mulheres de Pau Preto' at Teatro Municipal de Vila do Conde| Sala 2 at 10pm

Here's the Portuguese description of the project:

The Secret Museum of Mankind

Mariana Ricardo voz, ukulele, cuatro, percussão e guitarra acústica

João Nicolau voz, ukulele, cuatro, percussão, apresentação de gravações (discos 78rpm)

João Lobo percussão, voz

Crista Alfaiate voz

Rita Sá criação e operação vídeo

Mulheres de Pau Preto

Concepção, pesquisa Lígia Soares, Andresa Soares e Madalena Silva

Interpretação Lígia Soares e Madalena Silva

“There's a story behind this Secret Museum business. I'm just not sure what it is.” Deuce of Clubs

Publicado em 1935, em Nova York, The Secret Museum of Mankind é um livro mistério. Sem autor, créditos, copyright, numeração ou indíce, é uma compilação de 994 fotografias representando povos e culturas de todo o mundo e destinada à fruição voyeurista do exótico. Nos finais dos anos 90, pela mão de Pat Conte e da Yazoo Records, The Secret Museum of Mankind renasceu como uma série de compilações que recuperam em CD dezenas de discos de 78 rotações de música gravada nas mais díspares e remotas zonas do globo. Em 2010, em Telheiras, The Secret Museum of Mankind voltou à vida. Os curadores são, desta vez, Mariana Ricardo e João Nicolau.

Para esta apresentação no Curtas de Vila Conde contam com a presença dos convidados João Lobo (percussão), Crista Alfaiate (voz) e Rita Sá (criação e operação vídeo) e com a estreia absoluta das Mulheres de Pau Preto, companhia de dança contemporânea etnográfica criada pela associação Máquina Agradável para acrescentar o corpo e a dança a esta expedição musical. As Mulheres de Pau Preto partem de uma imagem fixa do corpo feminino esculpido em pau preto (erecto, solene, ancestral, enraizado em culturas remotas e sacralizado pelos materiais da terra) e trazem-no à vida através de versões coreográficas das delícias exóticas da música de The Secret Museum of Mankind.

Espectáculo co-produzido pela Máquina Agradável (estrutura financiada pela DGArtes/MC)